3 dicas para escolher um terraço de madeira

Madeira, material estrela de terraços


O habitat está a mudar para se tornar mais saudável, mais ecológico, estamos a tender para um regresso à natureza. É por isso que a madeira é um material cada vez mais popular para terraços, de tal forma que outros materiais utilizados para revestimento exterior, tais como azulejos ou pedra reconstituída, por vezes imitam a madeira.

Para além do seu aspeto natural, a madeira tem outras vantagens. Traz um lado quente e adapta-se a todos os tipos de terraços. Tanto fácil de instalar como estético, um terraço de madeira é mais fácil de manter.

A madeira parece, portanto, ser o material ideal para o seu exterior. Agora é preciso estudar as características do seu futuro terraço de madeira.

Que tipo de madeira escolher para um terraço?


Para o seu terraço, terá a possibilidade de escolher entre muitas variedades de espécies de madeira. Para decidir, terá de ter em conta o seu orçamento, o clima da sua região, a resistência do material e os seus gostos em termos de estética.

Orçamentos pequenos virar-se-ão para madeiras simples mas resistentes, como o abeto ou o pinheiro. Orçamentos maiores podem considerar madeiras exóticas. Quanto à cor do seu pátio, a essência da madeira será decisiva, mas a mesma essência pode ter várias tonalidades graças ao processo de saturação. Em termos de resistência, existem tratamentos em autoclave classificados de 1 a 4 que tornam a madeira à prova de apodrecimento e resistente aos choques climáticos.

Devemos optar por madeira natural ou madeira composta?

Um deck de madeira natural é fácil de manter. Deve ser limpo uma vez por ano e corado de vez em quando. Contudo, se quiser um terraço que seja ainda mais fácil de cuidar, considere virar-se para o terraço de madeira composta. É feito a partir de partículas de madeira misturadas com uma resina. É assim muito resistente e dispensa qualquer manutenção, uma vez que, ao contrário da madeira maciça, a madeira composta não fica cinzenta ao longo do tempo.

A desvantagem da madeira compósita é que não é isolante e, pelo contrário, tem uma elevada condutividade ao calor. Finalmente, a madeira compósita é dispendiosa. O seu preço é próximo das madeiras exóticas.

Qual é a melhor opção para um deck de madeira?

Depois de escolher o tipo de madeira, deve agora decidir se vai optar por tábuas, lajes ou grelhas. As tábuas são semelhantes às tábuas de parquet e são colocadas sobre as vigas do terraço. As telhas e grelhas são colocadas sem estrutura, diretamente no chão, simplesmente sobre uma cama de areia ou um tecido geotêxtil.

Se quiser cobrir um terraço existente, terá de recorrer a azulejos, no entanto, este formato não existe em todas as espécies. Assim, as tábuas continuam a ser a solução mais difundida para instalar um terraço de madeira. Peça conselhos a um carpinteiro. Ele vai ajudá-lo a fazer as melhores escolhas para a construção e instalação do seu terraço de madeira.

Se você gostou"3 dicas para escolher um terraço de madeira"
Você também pode gostar de:

Eletricidade: saiba como poupar em 2021
Eletricidade: saiba como poupar em 2021
Saber
Saiba o que esperar de um eletricista profissional
Saiba o que esperar de um eletricista profissional
Saber
6 dicas para a criação de uma sala de jantar
6 dicas para a criação de uma sala de jantar
Saber

É um profissional de construção?