7 sinais de que precisa de chamar um canalizador na hora

7 sinais de que precisa de chamar um canalizador na hora

Todos nós já nos deparámos com problemas de canalização em casa e, muito provavelmente, todos nós já cometemos o erro de menosprezar a situação e deixá-la por resolver durante demasiado tempo.

Para evitar que isto volte a acontecer, não há como saber que problemas representam uma emergência e quais não requerem atenção imediata, e é exatamente sobre isso de que vamos falar hoje.

Continue a ler e descubra sete sinais indicadores de que precisa de chamar um canalizador na hora!

1. Os seus ralos cheiram mal

Se cada vez que se aproxima de um ralo aí em casa, sente um cheiro desagradável, o mais provável é que existam demasiados resíduos lá acumulados.

Por si só, este não é um problema assim tão grave, mas a razão pela qual é boa ideia chamar um canalizador na hora é porque, deixar o problema avançar ainda mais significa que, no futuro, não terá só de lidar com o cheiro incómodo, mas também com o entupimento do cano.

Por outras palavras, prevenir esta situação, ao invés de a resolver, irá ajudá-lo a evitar uma grande dor de cabeça.

2. O seu esquentador não aquece a água

Não contactar um canalizador na hora quando repara que a sua água nunca aquece é má ideia por duas razões: por um lado, porque vai fazer com que gaste mais dinheiro na conta da água; e, por outro, porque vai tornar a sua casa menos eco-friendly.

Adicionalmente, este problema vai afetar a qualidade da água que a sua família utiliza, uma vez que os resíduos que estão dentro do tanque vão acabar por penetrar o abastecimento de água da casa.

E, sejamos sinceros, quem gosta de tomar banhos de água fria dia após dia?

3. A sua sanita está entupida

Esta é especialmente importante se a sua família é grande e é fácil de entender porquê. Mesmo se tiver duas casas de banho em casa, acredite quando lhe dizemos que uma única sanita para quatro ou cinco pessoas não é suficiente.

A boa notícia é que qualquer canalizador de qualidade consegue desentupir uma sanita sem qualquer problema. Esta é uma situação fácil de resolver, por isso não espere para chamar um profissional.

4. A sua casa cheira a gás

Sentir cheiro a gás em casa nunca é bom sinal e isso é senso comum. Este é um cheiro tóxico, que em casos extremos pode levar a explosões, por isso, é importante que aja rapidamente.

Desligue todos os equipamentos a gás aí em casa e abra as janelas e portas para arejar a casa e evitar inalar o cheiro, e contacte um canalizador imediatamente.

5. Está sem água

Sabe quando acorda pronto para tomar um duche e começar mais um dia produtivo, mas assim que abre a torneira… nada?

Isto pode ser sinal de uma fuga de água, o que, como vai ver daqui a nada, é uma questão que deve ser resolvida o mais rápido possível. Mesmo se não houver nenhuma fuga, não ter água em casa é sempre indicativo de que algo no seu sistema de canalização não está certo.

E, claro, estar em água em casa durante vários dias significa não poder tomar banho, lavar os dentes, usar a sanita ou lavar a loiça durante todos esses dias… o que não é ideal!

6. Existe uma fuga de água

Deixar uma fuga de água por arranjar significa deixar água acumular na cozinha ou na casa de banho, o que eventualmente irá ter consequências na sua saúde, já que é provável que comece a aparecer bolor na área afetada, o que, por sua vez, pode causar reações alérgicas, irritações cutâneas, e complicações asmáticas.

Para além disso, arranjar uma fuga de água irá sair muito mais barato do que arranjar a fuga, mais o bolor, mais qualquer outro problema que tenha emergido.

Mesmo se a fuga pareça ser pequena e lenta, chame o canalizador na hora assim que puder e evite stresses desnecessários. Enquanto espera, não se esqueça de manter a água desligada!

7. Ouve água a correr mesmo quando as torneiras estão fechadas

Se estiver a andar por casa e começar a ouvir água a correr quando sabe que todas as torneiras estão fechadas, é provável que haja uma fuga de água escondida no seu sistema de canalização.

Neste caso, a fuga torna-se ainda mais grave, uma vez que é interior e, para a arranjar, poderá ser necessário destruir uma parte da parede. Para evitar ter de gastar centenas de euros, ligue ao seu canalizador assim que puder.

Há certos problemas de canalização que podem não parecer graves ou urgentes e, assim, torna-se fácil adiar a chamada ao canalizador. Mas a verdade é que, quanto mais cedo estas situações menos agradáveis, mais facilmente irá evitar deparar-se com outras ainda mais graves, que demorariam (e custariam) bastante mais a arranjar.

Por isso, já sabe: sempre que precisar de um canalizador na hora, venha ao Guia da Construção e encontre um na sua área!

Se você gostou"7 sinais de que precisa de chamar um canalizador na hora"
Você também pode gostar de:

Como encontrar o melhor canalizador na Amadora: Guia 2020
Como encontrar o melhor canalizador na Amadora: Guia 2020
Saber
Os melhores serviços de desentupimento em Setúbal Guia 2020
Os melhores serviços de desentupimento em Setúbal Guia 2020
Saber
6 maneiras de realizar o desentupimento do seu lava-loiça
6 maneiras de realizar o desentupimento do seu lava-loiça
Saber

É um profissional de construção?