Que azulejos podemos repintar?
Todos os azulejos, sem exceção, podem ser repintados, sejam pequenos ou grandes azulejos. Com os pincéis e tintas que existem hoje em dia, é muito fácil de cobrir os seus azulejos. Graças às tintas opacas, mesmo os azulejos escuros podem ser cobertos com outra cor. Muitas vezes é necessária uma segunda demão, mas o resultado é convincente. O mais importante, contudo, é adaptar o seu material aos azulejos que deseja cobrir.
Utilizar o material correto para pintar os azulejos
Para pintar os azulejos de parede, podem ser consideradas três soluções:
- repintar diretamente os azulejos com uma tinta de "azulejo directo".
- Usar uma resina colorida. Note-se que a gama de cores é menos importante para este tipo de produto depositar uma subcapa específica que permita uma melhor aderência.
Esta última opção é preferível em termos de equipamento e permite-lhe escolher a cor que deseja.
Para repintar os ladrilhos de pavimento, é um pouco mais complicado. Tem duas opções:
- produtos para aplicar diretamente no solo. As juntas permanecem assim visíveis.
- Antes de começar o seu trabalho e as suas compras para pintar os azulejos, tome o tempo necessário para pensar cuidadosamente sobre o acabamento que pretende alcançar. No que diz respeito ao material: é necessário um rolo de nivelamento para os ângulos e um bom rolo.
Pintura de azulejos: quanto é que custa?
Como a tinta para azulejos permanece bastante cara, pode, sem hesitação, optar pela opção de subpavimento. Isto dá-lhe então a opção de escolher a tinta que deseja. É, portanto, a solução ideal para uma cor de sucesso e uma boa fixação a um preço acessível.
Repintar o seu azulejo não é tão difícil como parece. Para repintar uma cozinha de cerca de 10m2, demora entre um ou dois dias, no máximo.
Dicas e truques para pintar azulejos
Não hesite em ser generoso na quantidade de tinta aplicada, o que lhe permite destacá-la e tensioná-la e assim obter uma melhor prestação. Para uma melhor fixação da tinta, opte pela resina. Extremamente fiável, ela mantém-se ao longo do tempo. É aconselhado não utilizar uma tinta mate numa sala húmida, numa casa de banho, num chuveiro ou na cozinha à volta do lavatório, por exemplo.
Se quiser manter as suas articulações visíveis, não deixe escapar os acabamentos. Com a ajuda de uma caneta de tinta, por exemplo, pode reavivar o brilho das suas articulações num piscar de olhos.
Última coisa: parece óbvio, mas é importante lembrar. É imperativo respeitar as instruções indicadas na lata de tinta. Acima de tudo, não salte passos, e leve o seu tempo.
Se não tiver tempo para realizar este trabalho por si próprio, não hesite em confiar a transformação dos seus azulejos a um pintor profissional.