Eletricidade: saiba como poupar em 2021
O início de um novo ano significa, para muitos, considerar algumas mudanças a diversos níveis: serviços, hábitos, rotinas. No final de cada mês, as contas familiares multiplicam-se, o que justifica a constante procura por preços baixos e alterações às tarifas em vigor. A eletricidade, um dos bens essenciais às famílias portuguesas, representa uma das várias parcelas a pagar no final de cada mês e, dependendo dos cuidados, pode muitas vezes ser sinónimo de um arrombo muito grande nas contas do mês.
Felizmente, começamos 2021 com a notícia de que o preço da eletricidade irá sofrer uma baixa este ano. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos anuncia que em 2021 o preço da eletricidade de venda a clientes finais no mercado regulado volta a descer, desta vez -0,6% desde o dia 1 de janeiro. Se for consumidor beneficiário de uma tarifa social vai contar com um desconto extra de 33,8% sobre a tarifa aplicada a clientes finais. Este é um cenário que temos vindo a acompanhar desde 2017 e no total, até ao ano atual, as famílias portuguesas e pequenos negócios acumularam uma redução no preço da eletricidade de 5,7%. Como é de esperar, estas reduções criam uma competitividade ainda maior entre as grandes empresas, como a SU Eletricidade (antiga EDP), a Endesa e a Iberdrola e as pequenas empresas como a Luzboa. Atualmente a Iberdrola, Endesa e SU Eletricidade têm os preços mais competitivos, situação que não se verificava até ao início deste ano.
Estar por dentro das oscilações no valor da eletricidade é importante, principalmente para agir caso não esteja com o contrato mais competitivo do mercado. Assim, aconselhamos a que analise as ofertas dos concorrentes da sua empresa de eletricidade e perceba se vai valer a pena entrar num processo de mudança.
Por outro lado, existem muitas outras formas práticas e quase evidentes de conseguir baixar o valor redondo que lhe aparece na sua conta mensal da luz. Os hábitos familiares podem ter de se alterar um pouquinho, mas serão pequenas alterações que farão toda a diferença, na carteira e nas relações familiares.
Pequenas ações como desligar aquecedores, apagar luzes e trocar as lâmpadas podem significar uma poupança enorme no final do mês. Acreditamos que a mudança está nos pequenos gestos, a sua carteira agradece e o ambiente também. Assim, deixamos-lhe algumas sugestões de alternativas e ações que pode ter em conta para reduzir a fatura da luz no final do mês.
Secagem da roupa
Opte por deixar a sua máquina de secar roupa mais parada, caso tenha uma em casa. O sol e o vento são ótimos secadores naturais da roupa e se viver num espaço no meio da natureza este processo será ainda mais rápido. Assim, estará a deixar de lado um aparelho elétrico, com implicações monetárias e ambientais, e a utilizar uma fonte de energia natural e gratuita.
Conheça as tarifas em vigor
Sabe qual a tarifa aplicada pela sua empresa de eletricidade ao seu consumo? Se não sabe pesquise sobre isso, informe-se e tente entender se não existirá uma alternativa mais vantajosa para si. Tenha em consideração a potência elétrica que necessita para satisfazer as necessidades da sua casa e de toda a sua família.
Otimize a utilização de equipamentos como o forno
Sabia que se desligar o seu forno 10 minutos antes de terminar o tempo da sua receita ela, provavelmente, ficará igualmente cozida e saborosa? Para além de conseguir ter a sua refeição pronta na mesma, estará também a poupar energia. O mesmo acontece com outros equipamentos como os fogões e luz, por exemplo.
Escolha bem os seus eletrodomésticos
Atualmente, existe uma panóplia enorme de escolhas no que toca a marcas e funcionalidades dos eletrodomésticos. A pensar na poupança económica e ambiental opte pelos eletrodomésticos que consumem menos energia. Isto seria obvio, não acha? A realidade é que nem sempre é assim. Muitas vezes somos arrastados pelas campanhas de marketing eficazes e muito bem delineadas.
Conheça os programas da sua máquina de lavar loiça
Caso tenha este eletrodoméstico em casa e não lave a loiça à mão, opte pelo programa mais económico. Os programas mais demorados e intensos representam quase o dobro do tempo de lavagem, o que implica mais eletricidade consumida e também muito mais água gasta.
Conheça os programas da sua máquina de lavar roupa
Se lavar sempre a sua roupa a 40º em vez de 60º como acontece em muitas casas, estará a fazer uma poupança de aproximadamente 55% de energia.
Substitua as suas lâmpadas
As lâmpadas incandescentes gastam mais a têm uma eficiência muito menor, apesar de mais baratas. Substitua estas por lâmpadas fluorescente que, apensar de mais caras, têm alta eficiência, duram vários anos e consomem menos um quarto da energia.
Desligue os equipamentos
Se deixar os seus aparelhos eletrónicos e equipamentos domésticos em stand by saiba que eles continuarão a consumir energia. Assim, aquilo que o aconselhamos é a que desligue sempre a televisão, os aquecedores e os sistemas de som, por exemplo, no botão do equipamento e nunca nos comandos. Se for sair de casa, para um fim de semana ou dias de férias, desligue mesmo tudo da tomada.
Não descongele alimentos no micro-ondas
Para além de todas as implicações alimentares desta prática, o tempo que o micro-ondas precisa para descongelar um alimento implica um elevado gasto energético. Para evitar isto basta tirar os produtos do congelador com tempo.
Desligue as luzes e ensine aqueles que vivem consigo a fazer o mesmo
Não é difícil e até pode parecer uma dica parva, mas todos sabemos que é muito fácil deixar uma luz acena perdida pela casa. Evite isto ao máximo e ensine as consequências deste esquecimento aos seus filhos desde pequeninos.
Disfrute da luz natural
Em Portugal temos a sorte de ter várias horas de sol, tanto no verão como no inverno. Por isso, para quem desperdiçá-las? No inverno, tenham equipamentos de isolamento de qualidade, que deixam entrar o sol, mas não o frio. No verão, para evitar o calor e não ligar o ar condicionado, opte por deixar os estores fechados.